sábado, 1 de março de 2008

O Storyboard: O Guião para um curso eLearning

Durante o desenvolvimento de um projecto eLearning existe um instrumento fundamental para ser usado por toda a equipa: O STORYBOARD. Sabe o que é?

Toda a informação relativa àquilo que se pretende que seja o conteúdo final, i.e., a forma como o conteúdo será apresentado aos formandos, deve ser identificada e organizada num guião ou storyboard.

Esta ferramenta vai orientar posteriormente a produção multimédia dos conteúdos e a sua colocação na plataforma de eLearning. No guião é apresentada a metáfora do curso, a forma de navegação, a organização dos conteúdos e formas de interacção.

A Importância da Metáfora
Usar uma metáfora para construir um ambiente de aprendizagem pode facilitar o relacionamento do formando com a interface e com os conteúdos. Se possível, a escolha da metáfora deve ser feita em função do tema do curso e dos conhecimentos ou referências que o formando tenha no mundo real.

A escolha da metáfora pode ajudar no design do ambiente de estudo e na identificação das opções de navegação.

Construir os guiões e storyboard
O guião ou storyboard consiste num documento que representa a forma como os conteúdos aparecerão no ecrã, desde o texto até às diversas formas de interacção e de navegação, correspondendo cada página do documento a um ecrã. Cada página deve, assim, conter a seguinte informação:

• Número de ecrã
• Texto a apresentar
• Media (ilustrações, animações, vídeo, etc.)
• Áudio
• Hiperligações
• Estilo de interactividade (arrastar figuras ou texto, clicar sobre uma parte do ecrã, voltar a página, etc.)

Um segundo guião deve ser elaborado para garantir a coerência e consistência entre os ecrãs. Este guião deve descrever e clarificar a metáfora de navegação, os botões de avançar e rever, o botão de fechar a sessão, os indicadores de progresso no conteúdo e as indicações “relativas aos mecanismos gerais de navegação utilizados”.

Para a construção do storyboard pode recorrer-se a uma folha de papel, a software como o Microsoft Word ou PowerPoint ou mesmos a sistemas de suporte à produção de guiões.

O guião ou storyboard é um instrumento muito importante para a eficácia de um curso uma vez que clarifica o que se pretende fazer de uma forma acessível a toda a equipa de desenvolvimento.

1 comentários:

Anónimo disse...

adorei a explicação sobre storyboard.
Obrigada,Keila